
O que é depressão?

Visão geral
A depressão é um transtorno de humor que causa um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse em coisas e atividades que você gostava. Também pode causar dificuldade de pensamento, memória, alimentação e sono .
É normal sentir-se triste ou sofrer por situações difíceis da vida, como perder o emprego ou um divórcio. Mas a depressão é diferente, pois persiste praticamente todos os dias por pelo menos duas semanas e envolve outros sintomas além da tristeza.
Existem vários tipos de transtornos depressivos. A depressão clínica, ou transtorno depressivo maior, é frequentemente chamada apenas de “depressão”.
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
Quais são os tipos de depressão?
O Manual Estatístico Diagnóstico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5) da Associação Psiquiátrica Americana classifica os transtornos depressivos como:
Um diagnóstico de transtorno depressivo maior significa que você se sentiu triste, deprimido ou inútil na maioria dos dias por pelo menos duas semanas, enquanto também teve outros sintomas, como problemas de sono, perda de interesse em atividades ou mudança no apetite. Esta é a forma mais grave de depressão e uma das formas mais comuns.
Com o TDPM, você tem sintomas de síndrome pré-menstrual (TPM) junto com sintomas de humor, como irritabilidade extrema, ansiedade ou depressão. Esses sintomas melhoram dentro de alguns dias após o início da menstruação , mas podem ser graves o suficiente para interferir na sua vida.
Transtorno depressivo persistente é uma depressão leve ou moderada que dura pelo menos dois anos. Os sintomas são menos graves do que o transtorno depressivo maior. Os profissionais de saúde costumavam chamar o PDD de distimia.
Transtorno depressivo devido a outra condição médica :
Muitas condições médicas podem criar mudanças no seu corpo que causam depressão. Exemplos incluem hipotireoidismo , doença cardíaca , doença de Parkinson e câncer. Com o tratamento adequado, a condição subjacente, a depressão geralmente melhora também.
DMDD causa irritabilidade crônica e intensa e frequentes explosões de raiva em crianças. Os sintomas geralmente começam por volta dos 10 anos.
Depressão pré-natal é a depressão que acontece durante a gravidez. Depressão pós-parto é a depressão que se desenvolve dentro de quatro semanas após o parto. O DSM se refere a elas como “transtorno depressivo maior (TDM) com início periparto”.
Os sintomas da depressão podem variar ligeiramente dependendo do tipo e podem variar de leves a graves. Em geral, os sintomas incluem:
-
Sentindo-se muito triste, sem esperança ou preocupado. Crianças e adolescentes com depressão podem ficar irritáveis em vez de tristes.
-
Não aproveitar coisas que costumavam trazer alegria.
-
Ficar facilmente irritado ou frustrado.
-
Comer muito ou pouco, o que pode resultar em ganho ou perda de peso.
-
Dificuldade para dormir ( insônia ) ou dormir demais ( hipersonia ).
-
Ter pouca energia ou fadiga.
-
Ter dificuldade de concentração, tomar decisões ou lembrar de coisas.
-
Apresentando problemas físicos como dor de cabeça, dor de estômago ou disfunção sexual .
-
Ter pensamentos de automutilação ou suicídio.
