top of page

Transtorno do Neurodesenvolvimento

Compreendendo os transtornos do neurodesenvolvimento

Condições que afetam o desenvolvimento e o funcionamento neurológico

Transtornos do neurodesenvolvimento (NDs) são tipos de transtornos que influenciam como o cérebro funciona e alteram o desenvolvimento neurológico, causando dificuldades no funcionamento social, cognitivo e emocional. Os NDs mais comuns são o transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) .

Muitos NDs não são tão conhecidos ou amplamente estudados.

Os NDs geralmente surgem durante estágios de desenvolvimento. Isso significa que eles geralmente aparecem primeiro em crianças pequenas, bebês e adolescentes. No entanto, eles continuam a persistir na idade adulta ou podem não ser diagnosticados até a idade adulta.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Tipos de transtornos do neurodesenvolvimento

Existem muitos tipos diferentes de NDs, abaixo estão alguns dos mais prevalentes; 

  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)

  • Transtorno do espectro autista (TEA)

  • Paralisia cerebral

  • Distúrbios da comunicação

  • Transtornos de conduta 

  • Deficiências intelectuais

  • Distúrbios de aprendizagem

  • Transtornos motores do neurodesenvolvimento

 

Compreendendo a Perspectiva da Neurodiversidade

É importante notar que, embora condições como TDAH e autismo sejam diagnosticadas como transtornos do neurodesenvolvimento, a perspectiva da neurodiversidade sugere que essas condições são variações e não transtornos. De acordo com essa perspectiva, são neurotipos que representam variações naturais na função cognitiva e no comportamento. Essa perspectiva enfatiza a importância da aceitação, acomodação e suporte. Em vez de patologizar traços neurodivergentes, ela encoraja as pessoas a apreciar seus próprios pontos fortes e encontrar suporte para ajudá-las a lidar com os desafios que decorrem de viver em um mundo projetado para a experiência neurotípica.

Qual a prevalência dos transtornos do neurodesenvolvimento?

NDs são mais prevalentes em homens do que em mulheres. 1 Essa diferença de gênero pode ser devido à genética, biologia e fatores de risco. Embora NDs, como ASD, sejam mais presentes em homens, os pesquisadores determinaram que não há muita diferença de gênero nos sintomas. 

A comorbidade é muito comum entre pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento. Isso significa que elas são mais propensas a também terem outra condição de saúde mental.

Também é comum que um indivíduo seja diagnosticado com múltiplos NDs. Em um estudo de crianças entre 7 e 12 anos que tinham problemas de saúde mental, 55% tinham um transtorno do neurodesenvolvimento. 3

Dos 181 participantes com TDAH, quase 40% não tinham uma condição comórbida, 26% tinham, no entanto, um transtorno de ansiedade , enquanto outros tinham uma variedade de outras condições. Parecia haver apenas 18 crianças com TEA, e desses meninos e meninas, 36% também tinham TDAH, 44% tinham um transtorno de tique (TD) , 36% tinham um transtorno de ansiedade, e os outros tinham uma variedade de outras condições ou nenhuma comorbidade. 

Embora mais participantes meninos tenham sido diagnosticados com um ND, um número maior de meninas com um ND tinha transtornos comórbidos adicionais. Este estudo tem suas limitações, uma grande delas é que a única medida da avaliação foram as entrevistas com os pais, que consistiram em apenas uma entrevista. 

Sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento

Os sintomas dos NDs dependem do ND, mas as descrições gerais geralmente consistem em deficiências com o seguinte: 

O que causa distúrbios do neurodesenvolvimento?

Os transtornos do neurodesenvolvimento não têm uma causa clara. 4 Existem várias razões possíveis para o início dos NDs. Das pesquisas que existem sobre a causa dos NDs, fica claro que tanto a biologia quanto o ambiente desempenham um papel.  

Predisposições como genética e hormônios podem ser desencadeadas por fatores de risco como estresse , doença ou trauma.

A epigenética é um fator importante no desenvolvimento de condições como NDs. Epigenética é quando o ambiente e o comportamento de um indivíduo podem alterar o DNA e como os genes operam dentro do corpo. Experiências da primeira infância, como traumas , negligência ou ambientes tóxicos, foram recentemente reconhecidas como um fator de risco principal no desenvolvimento de certos transtornos, incluindo NDs. 

A pesquisa também determinou uma associação entre eventos pré-natais e o desenvolvimento de condições médicas. A dieta materna pode influenciar se um indivíduo cresce para desenvolver doenças metabólicas como obesidade e diabetes. Os pesquisadores acreditam que eventos pré-natais, como dieta, podem ter influências semelhantes no desenvolvimento de NDs.

 

Tratamentos para transtornos do neurodesenvolvimento

Os tratamentos para transtornos do neurodesenvolvimento dependem da natureza da condição. Há uma variedade de intervenções eficazes, e o tipo certo de suporte depende do nível de suporte que uma pessoa precisa. 2 Embora não haja cura para NDs, há métodos que ajudam a gerenciar e lidar com os sintomas.

Terapia Comportamental

Diferentes tipos de terapia podem ser úteis, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) , terapia da fala e terapia do desenvolvimento. A TCC é uma intervenção que ajuda as pessoas a aprender a identificar pensamentos e mudar os mal-adaptativos. Isso pode ser útil para gerenciar certos aspectos de algumas condições.

A análise comportamental aplicada (ABA) é uma abordagem que tem sido frequentemente usada para tratar algumas condições do neurodesenvolvimento. Embora a ABA possa ajudar algumas pessoas com certos comportamentos, muitos defensores da neurodiversidade sugerem que essa abordagem é desumanizante.

Estimulação Magnética Transcraniana

A estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) é uma terapia de estimulação comumente usada para depressão, mas estudos de pesquisa descobriram que a EMTr oferece benefícios para pessoas com DN. 2 Em uma revisão de vários estudos, a EMTr não pareceu ter efeitos adversos graves para crianças e adolescentes com DN. 

O tratamento rTMS melhorou o funcionamento social e os comportamentos de alguns participantes com TEA. Também houve benefícios naqueles com transtornos de tiques, nos quais o tratamento ajudou a diminuir os tiques.

Infelizmente, a rTMS não mostrou perspectivas para aqueles com TDAH; causou alguma irritação, hiperatividade e desatenção em alguns indivíduos. No geral, a rTMS tem o potencial de ser um método de tratamento reconhecido para alguns NDs. 

Medicina convencional e alternativa (MCA)

Nutrição, exercícios físicos e atividades recreativas também podem desempenhar um papel no gerenciamento dos sintomas de NDs. É importante desenvolver hábitos de vida saudáveis ​​para crianças e adultos com NDs. 

Medicinas complementares e alternativas (MCA) , como suplementos e práticas mente/corpo, como acupuntura, ioga, etc., são outras opções que podem ser usadas junto com outros tratamentos baseados em evidências. 

Impacto Familiar

Uma criança sendo diagnosticada com um ND pode ser um ajuste significativo para os pais e entes queridos. Pode levar alguns ajustes, o que pode criar alguma tensão para uma família enquanto eles se adaptam a essas mudanças.

O fato é que pode ser uma experiência realmente estressante. Pesquisas descobriram que pais de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento relatam sentir uma quantidade maior de estresse do que aqueles com crianças sem ND. 7

Pesquisadores descobriram que essa forma de estresse pode influenciar negativamente a saúde mental dos pais, mais comumente das mães. Para alguns casais, o estresse adicional pode criar tensão nos casamentos .

Pais que cuidam de uma criança com transtorno do neurodesenvolvimento precisam praticar bons autocuidados. Gerenciar o estresse, manter-se saudável e encontrar maneiras de relaxar são essenciais!

Fontes:

Usamos fontes de alta qualidade.

  1. May T, Adesina I, McGillivray J, Rinehart NJ. Diferenças sexuais em transtornos do neurodesenvolvimento. Curr Opin Neurol . 2019;32(4):622-626. doi:10.1097/WCO.0000000000000714 

  2. Masuda F, Nakajima S, Miyazaki T, et al. Eficácia clínica do tratamento de estimulação magnética transcraniana repetitiva em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática. Autismo . 2019;23(7):1614-1629. doi:10.1177/1362361318822502

  3. Hansen BH, Oerbeck B, Skirbekk B, Petrovski BÉ, Kristensen H. Transtornos do neurodesenvolvimento: prevalência e comorbidade em crianças encaminhadas para serviços de saúde mental. Nord J Psychiatry . 2018;72(4):285-291. doi:10.1080/08039488.2018.1444087

  4. Bale TL, Baram TZ, Brown AS, et al. Programação inicial da vida e transtornos do neurodesenvolvimento. Biol Psychiatry . 2010;68(4):314-319. doi:10.1016/j.biopsych.2010.05.028

  5. Kim YH. Como os pediatras podem tratar distúrbios do neurodesenvolvimento. Clin Exp Pediatr . 2021;64(1):1-2. doi:10.3345/cep.2020.00507

  6. Levy SE, Hyman SL. Tratamentos de Medicina Complementar e Alternativa para Crianças com Transtornos do Espectro Autista. Clínicas psiquiátricas infantis e adolescentes da América do Norte. 2015;24(1):117-143. doi:10.1016/j.chc.2014.09.004

  7. Dykens EM. Ajuste familiar e intervenções em transtornos do neurodesenvolvimento. Curr Opin Psychiatry . 2015;28(2):121-126. doi:10.1097/YCO.0000000000000129 

©  2024 por Clínica Integrativa Dra. Andreia Leme Neuropsicóloga.

Criado by Daise Concetto

  • White Facebook Icon
  • Instagram
bottom of page