
Transtorno de Ansiedade

Visão geral
Esses sentimentos de ansiedade e pânico interferem nas atividades diárias, são difíceis de controlar, são desproporcionais ao perigo real e podem durar muito tempo. Você pode evitar lugares ou situações para prevenir esses sentimentos. Os sintomas podem começar durante a infância ou adolescência e continuar na idade adulta.
Exemplos de transtornos de ansiedade incluem transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social (fobia social), fobias específicas e transtorno de ansiedade de separação. Você pode ter mais de um transtorno de ansiedade. Às vezes, a ansiedade resulta de uma condição médica que precisa de tratamento.
Seja qual for o seu tipo de ansiedade, o tratamento pode ajudar.
Marque sua avaliação online. É fácil, rápido e seguro.
Sintomas
Os sinais e sintomas comuns de ansiedade incluem:
-
Sentir-se nervoso, inquieto ou tenso
-
Ter uma sensação de perigo iminente, pânico ou desgraça
-
Ter uma frequência cardíaca aumentada
-
Respiração rápida (hiperventilação)
-
Suando
-
Tremendo
-
Sentindo-se fraco ou cansado
-
Dificuldade de concentração ou de pensar em qualquer coisa que não seja a preocupação atual
-
Tendo problemas para dormir
-
Apresentando problemas gastrointestinais (GI)
-
Tendo dificuldade em controlar a preocupação
-
Ter vontade de evitar coisas que desencadeiam ansiedade
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade:
-
Agorafobia (ag-uh-ruh-FOE-be-uh) é um tipo de transtorno de ansiedade em que você teme e frequentemente evita lugares ou situações que podem causar pânico e fazer você se sentir preso, desamparado ou envergonhado.
-
O transtorno de ansiedade devido a uma condição médica inclui sintomas de ansiedade intensa ou pânico que são causados diretamente por um problema de saúde física.
-
Transtorno de ansiedade generalizada inclui ansiedade e preocupação persistentes e excessivas sobre atividades ou eventos — até mesmo questões comuns e rotineiras. A preocupação é desproporcional à circunstância real, é difícil de controlar e afeta como você se sente fisicamente. Frequentemente ocorre junto com outros transtornos de ansiedade ou depressão.
-
O transtorno do pânico envolve episódios repetidos de sentimentos repentinos de ansiedade intensa e medo ou terror que atingem um pico em minutos (ataques de pânico). Você pode ter sentimentos de desgraça iminente, falta de ar, dor no peito ou um coração rápido, vibrante ou batendo forte (palpitações cardíacas). Esses ataques de pânico podem levar à preocupação de que eles aconteçam novamente ou evitar situações em que ocorreram.
-
Mutismo seletivo é uma falha consistente de crianças em falar em certas situações, como na escola, mesmo quando elas conseguem falar em outras situações, como em casa com familiares próximos. Isso pode interferir na escola, no trabalho e no funcionamento social.
-
O transtorno de ansiedade de separação é um transtorno infantil caracterizado por ansiedade excessiva para o nível de desenvolvimento da criança e relacionada à separação dos pais ou de outras pessoas que desempenham papéis parentais.
-
O transtorno de ansiedade social (fobia social) envolve altos níveis de ansiedade, medo e evitação de situações sociais devido a sentimentos de constrangimento, autoconsciência e preocupação em ser julgado ou visto negativamente pelos outros.
-
Fobias específicas são caracterizadas por grande ansiedade quando você é exposto a um objeto ou situação específica e um desejo de evitá-la. Fobias provocam ataques de pânico em algumas pessoas.
-
O transtorno de ansiedade induzido por substância é caracterizado por sintomas de ansiedade intensa ou pânico que são resultado direto do uso indevido de drogas, da ingestão de medicamentos, da exposição a uma substância tóxica ou da abstinência de drogas.
-
Outros transtornos de ansiedade especificados e transtornos de ansiedade não especificados são termos para ansiedade ou fobias que não atendem aos critérios exatos de nenhum outro transtorno de ansiedade, mas são significativos o suficiente para serem angustiantes e perturbadores.
Quando consultar um médico
Consulte seu médico se:
-
Você sente que está se preocupando demais e isso está interferindo no seu trabalho, nos seus relacionamentos ou em outras partes da sua vida
-
Seu medo, preocupação ou ansiedade são perturbadores e difíceis de controlar
-
Você se sente deprimido, tem problemas com álcool ou drogas ou tem outros problemas de saúde mental junto com ansiedade
-
Você acha que sua ansiedade pode estar relacionada a um problema de saúde física
-
Você tem pensamentos ou comportamentos suicidas — se for esse o caso, procure tratamento de emergência imediatamente
Suas preocupações podem não desaparecer sozinhas e podem piorar com o tempo se você não procurar ajuda. Consulte seu médico ou um profissional de saúde mental antes que sua ansiedade piore. É mais fácil tratar se você procurar ajuda cedo.
